Exibido em estreia mundial no IndieLisboa 2024, o drama de época “Banzo“, uma coprodução entre Portugal (Uma Pedra no Sapato), Países Baixos e França, escrita e realizada por Margarida Cardoso, vai estrear nas salas de cinema portuguesas na próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro.
Liderado por Carloto Cotta, o elenco conta ainda com Hoji Fortuna, Rúben Simões, Gonçalo Waddington, Sara Carinhas, Matamba Joaquim, João Pedro Bénard, Maria do Céu Ribeiro, Romeu Runa, Cirila Bossuet, e com a participação especial de Beatriz Batarda e Albano Jerónimo.
A trama do filme leva o espetador até ao ano de 1907, quando Afonso (Cotta) recomeça a vida numa ilha tropical africana como médico de uma plantação, onde terá de curar um grupo de serviçais “infetados” pelo Banzo, a nostalgia dos escravizados. Morrem às dezenas, de inanição ou suicidando-se.
Por receio de contágio, o grupo é enviado para um morro chuvoso, cercado por floresta. Ali, Afonso tenta curar os serviçais, mas a incapacidade de entender o que lhes vai na alma revela-se mais forte que todas soluções.
Assista ao trailer de “Banzo”, descrito como “uma história escrita com lucidez e generosidade”.