Na próxima quinta-feira, 29 de fevereiro, vai chegar aos cinemas portugueses o mais recente filme de Jeanne Waltz, o drama luso-suíço “O Vento Assobiando nas Gruas“, baseado no premiado romance homónimo de Lídia Jorge.
Para assinalar o momento, o Cinema Nimas, em Lisboa, acolhe uma sessão especial, aberta ao público, a partir das 21:00h, que contará com a presença da realizadora, da escritora da obra literária, da protagonista Rita Cabaço, e do músico e compositor Dino D’Santiago – responsável por dois dos temas principais da banda sonora – “Filho do Vento” e “Mamã”.
Rita Cabaço interpreta Milene Leandro, uma jovem mulher que, com a morte da avó e com os tios de férias no estrangeiro, vê-se abandonada, mas torna-se independente. É numa antiga fábrica de conservas da família que Milene é acolhida pelos cabo-verdianos Mata, que escolheram aquele local para viver, e aí encontra o amor.
A atriz portuguesa divide o protagonismo com o ator Milton Lopes que assume o papel de Antonino Mata – viúvo e pai solteiro que capta a atenção de Milene. Do elenco fazem ainda parte Maria Fortes, Beatriz Batarda, Isabel Cardoso, Carla Maciel, Ruben Garcia, João Lagarto, Romeu Runa, Cleo Diára, Elísio Pereira e Severa Reis, além da participação especial de Ana Zanatti e Dino D’Santiago.
Esta terceira longa-metragem de Jeanne Waltz, escrita pela própria realizadora, foi inteiramente filmada no Algarve, e conta a história de Milene Leandro, que no pico do Verão, se depara com a morte da avó, dona de uma grande fábrica, arruinada, mas situada num valioso terreno.
Sozinha e destroçada, Milene trata do funeral o melhor que pode, e descobre uma família cabo-verdiana que habita agora a velha fábrica, onde não falta música, calor e vida. Milene acaba por apaixonar-se, mas a sua família regressa de férias obcecada com a ideia de vender o património e rapidamente demonstra que nunca estará pronta para aceitar a independência radiante de Milene.