“O Bêbado”: Um drama sensorial e intimista do realizador português André Marques

A NOS Audiovisuais vai lançar na próxima quinta-feira, dia 30 de maio, nas salas de cinema nacionais dos complexos de Cinemas NOS do Alvaláxia Shopping (Lisboa), Alma Shopping (Coimbra) e Alameda Shop & Spot (Porto), o filme “O Bêbado“, a primeira longa-metragem do jovem realizador português André Marques.

Vencedor do prémio FIPRESCI – atribuído pela Federação Internacional de Críticos de Cinema em 2023, e exibido na 29ª edição dos Caminhos do Cinema Português, em novembro passado, o filme é protagonizado pelo o ator estreante Vítor Roriz, ao lado de nomes como João Pedro Vaz, Teresa Madruga ou António Melo.

Este drama sensorial e intimista acompanha Rogério (Roriz), um alcoólico que pode vir a salvar uma mulher, vítima de tráfico humano. Contemplando o fracasso da sua vida, Rogério bebe até perder o controlo das suas ações e envolve-se numa rixa de bar.

A sua deriva alcoólica leva-o ao porto da cidade, onde adormece a observar navios. Quando uma jovem rapariga surge na noite, em fuga de algo que ele desconhece, dispõem-se ajudá-la e entra num pesadelo que ele nunca imaginaria tornar-se o seu.

Neste seu trabalho, Marques explora temas como a opressão, a exclusão, a violência, ou o submundo do tráfico humano, mas também a falta de alternativas na vida, a tristeza, e os vícios (sejam álcool ou drogas de qualquer espécie). O realizador convida o espetador a mergulhar numa viagem única às profundezas da alma humana, e apela à reflecção sobre a sociedade contemporânea e anestesiada em que vivemos.

Marques começou a trabalhar no projeto há mais de 10 anos, e contou com o apoio do programa Biennale College Cinema – do Festival de Cinema de Veneza, em 2014, entre outras parcerias. Assista ao trailer de “O Bêbado”.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *