A Outsider Films programou para a próxima quinta-feira, dia 10 de julho, a estreia nos cinemas portugueses do filme “Ler Lolita em Teerão” (Reading Lolita in Tehran), um drama realizado por Eran Riklis, que apresenta uma exploração notável da resiliência das mulheres no Irão revolucionário.
Golshifteh Farahani interpreta a personagem principal, Azar Nafisi, uma mulher que reúne secretamente na sua sala algumas das suas alunas mais empenhadas para ler clássicos da literatura ocidental, enquanto a polícia da moralidade Islâmica encena rusgas arbitrárias em Teerão e os fundamentalistas religiosos tomam as universidades de assalto.~
Desacostumadas a dizerem o que lhes vai na alma, depressa removem os seus véus e constrangimentos e as suas histórias começam a cruzar-se com as das heroínas dos romances de Nabokov, F. Scott Fitzgerald, Henry James e Jane Austen. Neste espaço protegido, podem sonhar, desejar e amar, em contraposição à perseguição política, moral e pessoal de que são reféns na sua realidade diária.
Zar Amir Ebrahimi, Mina Kavani, Catayoune Ahmadi, Reza Diako e Arash Marandi, também fazem parte do elenco de “Ler Lolita em Teerão”. Assista ao trailer legendado:









