“Les Nuits en Or”: Mostra internacional regressa ao São Jorge com sessões gratuitas

Entre os dias 2 e 4 de julho, o Cinema São Jorge, em Lisboa, vai acolher mais uma edição da mostra internacional “Les Nuits en Or“, uma iniciativa da Academie des César, organizada em Portugal pela Academia Portuguesa de Cinema, que reúne anualmente uma mostra de curtas-metragens selecionadas por Academias de Cinema de todo o mundo.

A edição deste ano exibe uma compilação de filmes única, que reúne 32 curtas-metragens vencedoras dos prémios nacionais de cada Academia de Cinema participante, entre elas a produção portuguesa “Ice Merchants”, de João González.

Filme “Ice Merchants”, de João González

Com entrada gratuita para todas as sessões, a iniciativa é um “convite à descoberta do olhar de novos cineastas e uma oportunidade fantástica para a divulgação de uma cinematografia mundial diversa”, de acordo com o comunicado da Academia Portuguesa de Cinema.

No dia 2, a mostra arranca às 19:00h com a exibição de 5 curtas: “Big Bang”, do Brasil, “Ice Merchants”, de Portugal, “In the Mountain’s Shade”, de Israel, “Once Upon a Vilnius”, da Lituânia, e “Superdupermegagigasingel”, da Noruega, e prossegue às 21:30h com “Paloquemao”, da Colômbia, “War is Over! Inspired by the Music of John and Yoko”, dos Estados Unidos, “La Mécanique des Fluides”, de França, “Vreau Sa Sparg Será”, da Roménia, e “Monsoon Blue”, de Taiwan.

Filme “Big Bang”, de Carlos Segundo

No dia seguinte, ao fim da tarde, é a vez de “Lions”, do Reino Unido e França, “Été 96”, de França, “Les Silencieux”, da Bélgica, “Leila”, da Suécia, e “The Meatseller”, de Itália, e à noite temos “Agustina”, do México, “The Flying Sailor”, do Canadá, “La Valise Rouge”, do Luxemburgo, “The Day I Died”, da Dinamarca, “Airhostess-737”, da Grécia, e “Ghwa The Last Name”, da Coreia do Sul.

No último dia, a sessão das 19:00h inclui “Crab Day”, do Reino Unido, “L’Attente”, de França, “Aunque es de Noche”, de Espanha, “Atestace”, da Chéquia, e “How to Please”, da Finlândia. A partir das 21:30h pode ainda assistir a “Lucid Dreaming”, dos Países Baixos, “Xanh”, da Alemanha, “Golden Leggings”, da Ucrânia, “A Camera on my Lap”, da África do Sul, “Armat”, da Suíça, e “Finding Addison”, da Austrália.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados