“Adolescência, Sexo e Morte no Acampamento Miasma”: O slasher queer que conquistou a crítica

Jane Schoenbrun, realizadora que se tornou uma das vozes mais originais do cinema de terror contemporâneo, apresenta agora “Adolescência, Sexo e Morte no Acampamento Miasma“, uma reinvenção corrosiva e profundamente pessoal do género slasher que promete dividir opiniões — pelas melhores razões.

O filme, descrito como uma homenagem (e uma crítica) ao terror adolescente dos anos 80 e 90, é protagonizado por Hannah Einbinder e Gillian Anderson, às quais se juntam nomes como Jasmin Savoy Brown, Patrick Fischler, Jack Haven e Dylan Baker.

A história acompanha Kris, uma jovem realizadora queer contratada por um estúdio para relançar uma franquia de terror moribunda. O estúdio espera dela uma versão “revista e corrigida” da saga original, livre dos elementos mais problemáticos, precisamente por ser uma cineasta queer.

Fotos/Divulgação: © MUBI/Plan B Entertainment

Mas quando Kris procura a atriz principal do filme original — agora recluída e envolta em mistério, o encontro entre as duas mulheres transforma-se numa espiral de desejo, medo e delírio, arrastando ambas para um turbilhão psicológico e sexual.

Este projeto, profundamente autobiográfico, foi escrito alguns anos após a própria transição de género de Schoenbrun. O filme nasce da vontade de explorar, através da linguagem do horror, a experiência de finalmente habitar o próprio corpo e a própria identidade de forma genuína.

Um dos aspetos mais elogiados pela crítica é a forma como a cineasta trata a violência em cena: a qualidade do sangue e dos efeitos especiais vai oscilando entre um estilo hiper-contemporâneo, quase digital, e uma falsidade propositadamente old-school, típica dos anos 80, consoante o efeito emocional que se pretende provocar no espectador em cada momento, com uma banda sonora que reforça esse jogo entre nostalgia e estranheza.

A produção esteve a cargo da Plan B Entertainment, produtora de Brad Pitt, em parceria com a Mubi, que também assegura a distribuição. Em Portugal, “Adolescência, Sexo e Morte no Acampamento Miasma” estreia nos cinemas na próxima quinta-feira, 24 de setembro.

Mais notícias de: Adolescência Sexo e Morte no Acampamento Miasma, Gillian Anderson, Hannah Einbinder, Jane Schoenbrun

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no nosso canal no Youtube.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Preencha este campo
Preencha este campo
Por favor insira um endereço de email válido.
Precisa de concordar com os termos para prosseguir.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram
YouTube
Google
Veja também…