‘Leviatã’ estreou hoje na Rússia em versão censurada

Indicado ao Oscar 2015 de Melhor Filme Estrangeiro, ‘Leviatã‘ estreou finalmente na Rússia, mas numa versão censurada.

O filme do realizador Andrei Zviaguintsev, deveria ter estreado em novembro de 2014, sendo atrasado pela polémica causada em vários quadrantes e ainda por uma nova lei russa, que proíbe palavrões na obras com financiamento público (financiado em 30%).

No entanto, o produtor do filme, Alexander Rodnianski, mostrou-se surpreendido com o número de salas em que vai ser exibido, afirmando que, “Está em mais cinemas do que imaginávamos”, após ter conhecimento que vai estrear em 650 salas de cinema.

A obra foi considerada pela maior revista cultural do país, a prestigiada Afisha, como ” o maior filme russo da década, que origina conversas todos os dias durante um mês, desde ministros a trabalhadores rurais”.

No filme, Kolia é pressionado a abdicar da casa onde vive com a mulher Lilya e o filho Roma, numa pequena cidade da Península de Kola, no noroeste da Rússia. Ali, onde também funciona a sua oficina, Vadim Sergeyich, o Presidente da Câmara pretende fazer um empreendimento e, para isso, quer confiscar o terreno. Sergeyich torna-se mais violento e começa uma luta contra o abuso de autoridades e contra as injustiças.

A estreia em Portugal está marcada para o dia 5 de março.

Artigos relacionados