Há cinquenta anos atrás, Tobe Hooper lançou nos cinemas um filme em que o género de terror nunca mais seria o mesmo. Estamos a falar de “Massacre no Texas” (The Texas Chainsaw Massacre), um dos mais míticos, influentes e assustadores filmes de sempre, que vai relançado nos cinemas portugueses numa versão restaurada em 4K, para comemorar o quinquagésimo aniversário da estreia do filme.
“Há 50 anos, cinco jovens numa escapadela de fim-de-semana, no interior do Texas, foram vítimas de um carniceiro com uma máscara feita de pele humana e da sua família canibal”, resume a nota oficial deste relançamento, acrescentando que o filme enfrentou “uma tempestade de controvérsia, censura e protestos ao longo do seu conturbado lançamento”, mas que, apesar de tudo, “esta obra-prima do terror resistiu ao teste do tempo tornando-se um filme de referência e um marco cultural.”
Com recursos técnicos e financeiros muito reduzidos, Hopper conseguiu criar um dos maiores filmes de terror já feitos, com um enredo perturbador, violento, chocante e realista, que se tornou num filme de referência do género.
A trama do filme segue cinco jovens que atravessam o estado do Texas numa velha carrinha de caixa aberta para passarem alguns dias numa casa abandonada, antiga propriedade da família de dois deles, e visitarem o túmulo supostamente profanado do avô.
Mas o grupo encontrará uma família de psicopatas, que transformará o seu fim de semana num pesadelo de horror e morte. Um a um, serão vítimas dos membros sádicos de um clã perverso, liderado pelo terrível e desfigurado “Leatherface” e pela sua motosserra.
Este clássico do género, que é uma verdadeira orgia de sangue, vísceras e mutilação, tornou-se num marco e foi seguido por uma prequela, sequelas e remakes. Assista ao trailer legendado da versão restaurada em 4K de “Massacre no Texas”, que está previsto estrear nos cinemas portugueses na próxima quinta-feira, dia 31 de outubro.