Morreu Gina Lollobrigida. Lendária atriz italiana tinha 95 anos

Luigia “Gina” Lollobrigida, mais conhecida pelo seu nome artístico Gina Lollobrigida, faleceu esta segunda-feira, 16 de janeiro, aos 95 anos. A atriz, um dos grandes nomes da cinematografia italiana, ganhou destaque internacional pelas suas performances nos filmes dos anos 1950 e 1960.

Gina Lollobrigida nasceu a 4 de julho de 1927 em Subiaco, Itália. Depois de mudar-se para Roma para estudar no Instituto de Belas Artes, começou sua carreira como modelo e participou no concurso Miss Itália, classificando-se em terceiro lugar. A partir daí começou a atuar em peças de teatro e filmes italianos, ganhando fama nacional.

“Toque a Rebate” (1949), “A Linha Branca” (1950) , “Achtung! Banditi!” (1951) e “As Aventuras de Fanfan la Tulipe” (1952) foram alguns dos títulos dos seus primeiros filmes com interpretações de sucesso, tendo sido nomeada a um BAFTA para Melhor Atriz Estrangeira pela sua atuação, ao lado de Vittorio De Sica, na comédia romântica “Pão, Amor e Fantasia” (1953).

Sean Connery e Gina Lollobrigida em “Mulher de Palha”

A sua extensa filmografia foi realizada, quer em Itália e França, mas também nos Estados Unidos, tendo participado em filmes memoráveis como “O Tesouro de África (1953), ao lado de Humphrey Bogart, “A Espada e a Mulher” (1954), com Errol Flynn, “Trapézio” (1954), com Burt Lancaster, ou “Mulher de Palha” (1964), ao lado de Sean Connery.

Pela sua beleza icónica e pelos seus papéis sensuais, a atriz, também conhecida por La Lollo, foi considerada “A mulher mais bela do mundo”. Além de atriz, também foi fotógrafa e escultora, tendo apresentado as suas obras em exposições internacionais, bem como uma ativista social, dedicando-se a causas humanitárias e dos direitos das mulheres. Em 2011, foi homenageada com o prémio Nastro d’Argento pela sua carreira.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *