Na próxima quinta-feira, 18 de janeiro, estreia nos cinemas nacionais a comédia dramática “Os Delinquentes” (Los Delincuentes), um filme escrito e realizado pelo cineasta argentino Rodrigo Moreno, inspirado no filme “Apenas Un Delincuente”, de Hugo Fregonese, lançado em 1949.
Estreado mundialmente na secção “Un Certain Regard” do Festival de Cannes 2023, o filme, protagonizado por Esteban Bigliardi e Daniel Elías, foi o escolhido para representar a Argentina aos Óscares, mas não passou da primeira fase de seleção.
A trama do filme, totalmente remodelada do original, gira em torno de dois funcionários de um banco que, em determinado momento das suas vidas, questionam-se acerca da existência miserável que têm pela frente. É então que um deles, Morán (Elías), planeia um assalto que lhe permita reunir dinheiro suficiente para nunca mais ter de trabalhar, e convoca o seu colega, Román (Bigliardi), para o ajudar.
Em breve, e sob pressão de uma investigação interna, Román dirige-se a uma localidade rural remota com a intenção de esconder o dinheiro, quando conhece Norma (Margarita Molfino), uma mulher que personifica a liberdade e a ausência de emoções rotineiras, que mudará a sua vida para sempre.
Entre o humor seco e o drama existencial, o filme desafia as convenções e estimula uma reflexão profunda sobre o significado do trabalho na vida de uma pessoa, levantando uma questão central: vivemos para trabalhar ou trabalhamos para viver?
Com mais de três horas de duração, “Os Delinquentes” tem uma avaliação de 85% no agregador de críticas Rotten Tomatoes. Assista ao trailer legendado: