Exibido pela primeira vez no Festival de Cannes e com passagem pelos cinemas portugueses em setembro de 2022, o drama “Restos do Vento“, do realizador Tiago Guedes, vai estrear esta quarta-feira, dia 24 de julho, às 22:40h, na RTP1.
Nos papéis principais encontramos nomes como o de Albano Jerónimo, Isabel Abreu, Nuno Lopes e Gonçalo Waddington, juntamente com Maria João Pinho, Leonor Vasconcelos, Ivo Arroja, Afonso Laginha, Rui Pedro Silva Teixeira e Maria Abreu.
Depois de ter dirigido “A Herdade”, o cineasta portuense parte de uma tradição pagã numa vila do interior de Portugal que deixa traços dolorosos num grupo de jovens adolescentes. 25 anos depois, ao reencontrarem-se, o passado ressurge e a tragédia instala-se.
“Este filme nasce da vontade de refletir sobre a violência exercida pelos mais fortes sobre os mais fracos, essa ilusão de poder que nos inunda em todos os aspetos da sociedade. Refletir sobre a perda da inocência, onde ocorre e por que razões. E talvez a maior de todas as vontades fosse refletir sobre o medo, e sobre como ele nos condiciona, como nos transforma e distorce a realidade”, lê-se nas notas de intenção do realizador.
“Restos do Vento” foi produzido por Paulo Branco, uma coprodução da Leopardo Filmes, Alfama Films Production, RTP, APM Produções e ARTE France Cinéma. Assista ao trailer: