“Sempre Perto de Ti”: Uma emotiva e comovente história de paternidade

Estreado no Festival de Cinema de Veneza 2020, o drama “Sempre Perto de Ti” (Nowhere Special) vai finalmente chegar às salas de cinema portugueses. Escrito e realizado pelo cineasta italiano Uberto Pasolini, o filme é protagonizado James Norton e o jovem ator Daniel Lamont, cujas interpretações, perfeitamente identificadas com os seus personagens, vai pôr alguns espetadores com lágrimas nos olhos.

Filmado ao longo de 31 dias em Belfast, o filme é inspirado em factos reais, sobre um pai solteiro com doença terminal que busca a adoção do seu filho de 4 anos. Em “Sempre Perto de Ti”, a que podemos chamar de cinema verdadeiramente imersivo, Pasolini trabalha numa engrenagem de tom completamente diferente, uma de desgosto e coragem.

Comovente, humano e humilde, o filme segue John (Norton), um homem de 35 anos que trabalha a limpar janelas. Dedicou toda a sua vida a criar o seu filho de 4 anos, Michael Lamont ), depois que a mãe os deixou logo após o parto. Quando John tem apenas alguns meses de vida, ele tenta encontrar uma família nova e perfeita para Michael, determinado a protegê-lo da terrível realidade da situação.

Embora inicialmente certo do que busca na família perfeita, John abandona gradualmente as suas convicções iniciais, dominado por dúvidas sobre a decisão. Como pode julgar uma família por um breve encontro? E ela conhece bem o seu próprio filho o suficiente para fazer essa escolha por ele?

Enquanto John luta para encontrar a resposta certa para a sua tarefa impossível, passa a aceitar a ajuda de uma jovem assistente social, abrindo-se para soluções que nunca teria considerado. E finalmente aceita a sua raiva pela injustiça do seu destino, a necessidade de partilhar a verdade com o filho e de seguir os instintos dele na maior decisão das suas vidas.

Distribuído pela PRIS Audiovisuais, “Sempre Perto de Ti” é uma das estreias que não pode perder na próxima quinta-feira, 2 de junho, nos cinemas portugueses. Assista ao trailer legendado.

Artigos relacionados