Depois de estreado mundialmente na seção Giornate deggli Autori do Festival de Veneza 2023, o drama “Sobretudo de Noite” (Sobre Todo de Noche) que estava previsto para estrear nas salas de cinema portuguesas na próxima quinta-feira, dia 25 de julho, foi adiado para o dia 15 de agosto.
Esta hipnótica e enigmática coprodução entre Espanha, Portugal (Ukbar Filmes) e França foi dirigida por Víctor Iriarte, a primeira longa-metragem do cineasta espanhol, membro do comité de seleção do Festival de San Sebastián. Lola Dueñas, Manuel Egozkue e Ana Torrent lideram o elenco que também inclui as portuguesas Raquel Rocha Vieira, Maria Abreu e a fadista Lina Rodrigues.
Rodado em Madrid, San Sebastián e Portugal, uma das partes do filme conta a história de Vera (Dueñas), que quando era jovem não conseguiu cuidar do filho e teve de o entregar para adoção. Anos mais tarde, quando quis saber se tudo tinha corrido bem, as instituições disseram-lhe que o seu arquivo não existia. Vera torna-se então a sua própria detetive e não hesita em utilizar qualquer método – até mesmo chantagem – para descobrir o destino do filho.
Uma outra parte é contada do ponto de vista da jovem Cora (Torrent ), que o seu médico disse-lhe que não podia ter filhos e que a única forma de constituir família era a adoção. Cora dedicou a sua vida a dar aulas de piano e a cuidar do seu filho adotivo, Egoz (Egozkue), que está prestes a completar 18 anos.
Através da narração de Egoz compreendemos como a notícia de saber que uma criança foi roubada perturba a sua vida. Agora, os caminhos destas três personagens, uma mãe, um filho, uma mãe, estão prestes a cruzar-se. E este encontro mudará os seus destinos para sempre.
Assista ao trailer legendado de “Sobretudo de Noite”, um melodrama apaixonante com uma narrativa emocionante e cerebral ao estilo de um thriller.