“Suaves e Silenciosas”: Um thriller sobre o horror da supremacia branca contemporânea

A Cinema Bold, uma marca paralela da distribuidora Alambique, vai estrear na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, no Cinema Fernando Lopes em Lisboa, o filme “Suaves e Silenciosas” (Soft & Quiet), a primeira longa-metragem da realizadora Beth de Araújo.

Apresentado em estreia nacional no IndieLisboa’22, este thriller intenso, que aborda o horror da supremacia branca contemporânea que se esconde no dia-a-dia, é protagonizado por Stefanie Estes ao lado de Olivia Luccardi, Dana Millican, Melissa Paulo e Eleanore Pienta.

Filmado em tempo real, o filme segue uma tarde na vida de Emily (Estes),uma mulher suprematista branca e professora numa escola primária, que organiza a reunião inaugural do clube “Filhas pela Unidade Ariana” e doutrina um grupo de mulheres de extrema-direita.

Foto/Divulgação: © Blumhouse

Quando decidem continuar a reunião na casa de Emily, param num supermercado para comprar bebidas. Começa então uma discussão entre duas irmãs sino-americanas e o grupo, dando origem a uma cadeia descontrolada de eventos.

“Quando decidi fazer este filme, perguntaram-me porque o queria fazer. Porque quereria despender tanto tempo e atenção com mulheres brancas supremacistas? Que objectivo teria em observá-las? Quando me fazem essa pergunta, penso logo que podemos evitar o tópico e fingir que elas não existem. É um alívio conseguir evitar as pessoas como as mulheres retratadas no filme, e pensar que, se as ignorarmos, elas não estão lá. Esse conforto é típico da supremacia branca. É um alívio que eu nunca senti, porque estas mulheres são uma ameaça existencial e física diária para mim. (…) Escolher observar e seguir estas mulheres é escolher confrontá-las e obrigar todos os espectadores a confrontarem-se a si mesmos (…) Acredito que também devem existir filmes que nos desafiem”, explica a realizadora.

Foto/Divulgação: © Blumhouse

“Suaves e Silenciosas” vai também ser exibido numa sessão especial organizada pelo cinema, no dia 3 de maio, às 21:30h, com a presença da deputada do Bloco de Esquerda Leonor Rosas e da programadora do IndieLisboa Ana Cabral Martins. Assista ao trailer legendado:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *