“The Boy and the Heron”: Animação de Hayao Miyazaki vai abrir o Festival de San Sebastian

The Boy and the Heron” (‘Kimitachi wa Do Ikiruka’, no original), um épico animado de fantasia do cineasta e animador japonês Hayao Miyazaki, foi escolhido como filme de abertura da 71ª edição do Festival de San Sebastian, com exibição no dia 22 de setembro, em estreia europeia.

O filme, que tem sido descrito como o último escrito e realizado por Miyazaki, foi produzido pelo lendário Studio Ghibli, do Japão, responsável por alguns dos melhores filmes de animação de sempre da lenda viva japonesa, incluindo “A Viagem de Chihiro” (2001), com o qual ganhou o Óscar de Melhor Animação, “O Castelo Andante” (2004), “As Asas do Vento” (2013), entre outros.

O filme, que já estreou no Japão, sem qualquer promoção, deu origem a uma grande enchente nas salas de cinema, arrecadando US$ 13,2 milhões no seu primeiro fim de semana e ficou marcado como a maior estreia na história do Studio Ghibli. Além do poster, apenas se sabia que se tratava de uma animação inspirada no livro “How Do You Live?”, traduzido do título japonês, um livro infantil de Genzaburo Yoshino, publicado em 1937.

Já aclamado como uma obra-prima no Japão, o novo filme de Hayao Miyazaki começa como uma simples história de perda e amor e se eleva a um impressionante trabalho de imaginação. A história decorre durante a Segunda Guerra Mundial, e segue o jovem Mahito Maki, que depois de sofrer uma devastadora tragédia familiar teve de fugir imediatamente para o campo, onde seu pai trabalha para uma família que fabrica aviões para o exército japonês, como fazia o próprio pai de Miyazaki.

Isolado, Mahito começa a explorar as paisagens misteriosas e encontra uma garça cinzenta, persistente na sua presença, e também descobre uma torre abandonada onde entra num mundo mágico. A partir daí, o filme expande-se numa fantasmagoria maravilhosa e muitas vezes surpreendente.

A Gkids assegurou a distribuição de “The Boy and the Heron” na América do Norte, onde será lançado nos cinemas ainda este ano. Já nos restantes mercados internacionais, incluindo Portugal, não há informações sobre a data de lançamento.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados