Depois da estreia mundial no prestigiado festival de cinema de documentário suíço, Visions du Réel, e da exibição em estreia nacional no IndieLisboa 2022, o documentário “Via Norte” (Périphérique Nord), a segunda longa-metragem de Paulo Carneiro está prestes a estrear comercialmente em Portugal.
O filme descreve a viagem de um cineasta que percorre 2000km em direção a Norte onde se encontra com alguns dos seus compatriotas forçados a deixar o país. Compartilham o amor por carros. Nesses encontros, o veículo é um estímulo para discutir questões de identidade e comunidade, dissolvendo fronteiras entre sociedade e território. No frio da noite escura procuram fugir à dureza do dia.
“Com esta proposta centrada no objeto, pretendo explorar o real significado do veículo para além do que se imagina: o amor ao troféu (…) Não queria fazer um filme sobre o quotidiano desta comunidade, mas sobre algo que só é visível através do simbolismo existente no carro, uma espécie de sonho americano. Através dos carros, tentei captar a emigração e as suas características especiais: o amor pela pátria, o trabalho árduo, o sentimento de ser estrangeiro e a hospitalidade”, disse o realizador.
“Via Norte”, uma produção do estúdio Bam Bam Cinema em coprodução com a Suíça e o Uruguai, chega aos cinemas portugueses na próxima quinta-feira, dia 11 de janeiro. Assista ao trailer: