O National Geographic Portugal vai estrear esta quinta-feira, dia 5 de setembro, pelas 22:55h, a nova série “Defender a Europa” (Defending Europe), que explora as formas incríveis como as principais nações europeias construíram e defenderam, ou tentaram defender, as suas fronteiras ao longo dos anos.
Abrangendo mais de 1000 anos de história, esta série de seis episódios revela como histórias e locais frequentemente esquecidos desempenharam um papel fundamental na formação dos países e fronteiras da Europa moderna.
Desde os romanos até ao atual conflito na Ucrânia, a Europa tem estado num estado de guerra quase constante. As fronteiras são o palco onde a história se escreve. É ali que ocorrem os grandes acontecimentos e se moldam os destinos das nações. A defesa das fronteiras tem sido uma constante na História, . Cada país adotou estratégias únicas, moldadas pelas suas circunstâncias geográficas específicas: o Reino Unido como uma ilha, os Países Baixos com a sua vasta rede de água, a Polónia com fronteiras flutuantes e a Espanha rodeada por mar e montanhas.
No primeiro episódio, sobre a Finlândia, o arqueólogo náutico Andy Torbet explora um antigo forte marítimo crucial para a defesa do país. O historiador Mika Kulju investiga a forma como, em 1940, os finlandeses derrotaram o Exército Vermelho. O historiador militar Alex Churchill examina armas notáveis, incluindo um tanque soviético roubado e o Cocktail Molotov. O antigo soldado Arthur Williams explora os impressionantes bunkers da Finlândia e conhece reservistas que participaram na defesa do país.
“Defender a Europa”, que oferece uma análise fascinante de vários episódios históricos, é para acompanhar todas as quintas-feiras, no National Geographic Portugal.