John Ridley, vencedor de um Oscar pelo argumento adaptado de “12 Anos Escravo“, está a trabalhar numa adaptação cinematográfica de “As Cavernas de Aço” (The Caves of Steel), o primeiro romance de ficção científica de Isaac Asimov, publicado em 1954.
Mesclando de forma magistral os géneros de ficção científica e literatura policial, a obra, que faz parte da série “Robot”, passa-se numa Terra futura onde a humanidade se refugiou em vastos complexos de cidades cobertas por enormes redomas de metal, conhecidas como “As Cavernas de Aço”, para escapar da dureza do mundo exterior.
A história segue Elijah Baley, um detetive da cidade de Nova Iorque que relutantemente faz parceria com R. Daneel Olivaw, um robô humanoide, para resolver o assassinato de um embaixador dos Mundos Siderais. À medida que Baley navega na investigação, surgem tensões e uma rede de intrigas que envolve desde sociedades secretas até interesses interplanetários.
Segundo o Deadline, Ridley também tem planos para dirigir o filme para a 20th Century Studios, tendo escrito o rascunho mais recente do guião com Cheo Hodari Coker, um dos autores da história de “Creed II” e mais conhecido por criar a série “Luke Cage”, da Marvel.