Para assinalar o “Dia Mundial de Não Comprar Nada”, conhecido como “Buy Nothing Day”, o canal Odisseia estreia esta sexta-feira, 24 de novembro, pelas 18:15h, o premiado documentário “Going Circular“, de Nigel Walk e Richard Dale, que desvenda os segredos da circularidade, um conceito inovador baseado na ideia de que nada deve ser desperdiçado
O filme, que representa um trabalho surpreendente de protesto contra o consumismo, foi galardoado com o Prémio Ouro, na categoria Ciência e Tecnologia, no New York Festival TV & Film Awards 2022 e com o Grande Prémio para o Melhor Documentário nos Cannes Corporate Media & TV Awards 2022.
“Este documentário imperdível dá a conhecer um sistema económico baseado na ideia de que nada deve ser desperdiçado. É uma ideia enganadoramente simples que existe no coração da Natureza e no mundo natural, mas muitos poucos de nós conseguem viver realmente desta forma e, no entanto, tem o potencial de salvar os recursos do nosso planeta e evitar as devastações da futura alteração climática”, lê-se no comunicado do canal.
“Going Circular” conta a história de quatro visionários do mundo, cujos pensamentos moldam e informam o conceito de circularidade: o Dr. James Lovelock, um inventor de 102 anos, a bióloga biomimética Janine Benyus, o engenheiro e designer Arthur Huang e o financiador John Fullerton. As experiências extraordinárias destas pessoas tão diferentes mudaram a forma como pensam o futuro da Humanidade.
O “Dia Mundial de Não Comprar Nada” celebra-se anualmente na última sexta-feira de novembro, coincidindo estrategicamente com a Black Friday. Trata-se de uma iniciativa do artista Ted Dave, em 1992, com o intuito de alertar sobre o impacto do consumismo excessivo no meio ambiente.