“Crash”: RTP2 vai exibir um dos maiores êxitos de David Cronenberg

A RTP2 vai exibir esta sexta-feira, 22 de novembro, a partir das 22:50h, o drama “Crash“, um dos maiores êxitos do cineasta canadiano David Cronenberg, lançado nos cinemas em 1996, com James Spader, Holly Hunter e Elias Koteas nos principais papéis.

O filme, baseado no romance homónimo de J.G. Ballard, é também o mais polémico do realizador, descrito como uma das mais lúcidas e notáveis reflexões sobre a perversidade humana, um filme demencial sobre o fascínio do sexo e da morte sobre rodas.

Foto/Divulgação: © New Line Cinema

A trama segue James Ballard (Spader), um produtor de filmes publicitários, que tem um grave acidente de viação ao colidir com outro automóvel, que resulta na morte do outro condutor e deixa a mulher dele ferida. No hospital, Ballard, perde-se e volta a encontrar Helen Remington (Hunter), a viúva da vítima mortal do seu acidente.

Na sua companhia conhece Vaughan (Koteas), um fotógrafo fascinado pela beleza erótica dos ferimentos e das mutilações originadas por acidentes de viação. Ballard começa por se sentir curioso em relação a Vaughan e às suas ideias no sentido de recriar acidentes célebres, como o que vitimou James Dean. A pouco e pouco, Ballard, deixa-se contagiar pela irresistível pulsão erótica que emerge da insólita combinação de sexo, automóveis, acidentes, mutilações e morte.

Foto/Divulgação: © New Line Cinema

Neste filme, Cronenberg apresenta uma espantosa visão da mórbida combinação do erotismo com a mutilação, da autodestruição calculada com o desejo sexual, da morte com a violência dos acidentes rodoviários.

Em janeiro de 2021 foi relançada nos cinemas uma versão restaurada em 4K de “Crash”, um filme absolutamente surpreendente e delirante que não deixa ninguém indiferente. Se ainda não viu, aproveite esta oportunidade na RTP2. Assista ao trailer legendado:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados