“No Extremo da Direita”: RTP2 estreia série francesa sobre a ascensão da extrema direita na Europa

Nas noites de domingo, às 22:00h, a partir de 28 maio de maio, a RTP2 vai transmitir os quatro episódios da série francesa “No Extremo da Direita” (A Droite Toute), uma produção criada por Marcel Bluwal e Jean-Claude Grumberg, e protagonizada por Bernard-Pierre Donnadieu, Beatrice Agenin, Didier Bezace, Samuel Labarthe, Herve Briaux, Delphine Chuillot, entre outros.

Através da história do industrial François Salmon (Donnadieu), um membro proeminente das famílias mais ricas da Europa e fundador da Salmon Automobiles, a série segue a ascensão da extrema direita francesa, de 1935 a 1939, nas vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Vendo a vitória da esquerda como uma ameaça à sua família e classe, Salmon junta-se a “La Cagoule”, um movimento de extrema direita liderado por Eugène Deloncle (Bezace). Os membros do grupo, reacionários anticomunistas e antissemitas, trabalham nos bastidores para derrubar a República, esperançados de obter o apoio do Exército. Mas a intriga é descoberta e, no Ministério do Interior, o chefe de gabinete revela à imprensa a existência da conspiração.

Livremente inspirado em factos reais, a série acompanha a história ficcional de uma das famílias mais ricas da Europa durante este período. A família imaginária de um grande industrial envolvido na conspiração de “La Cagoule”, uma associação de extrema-direita cujo objetivo era derrubar o governo de esquerda da Frente Popular.

Beneficiando da ajuda financeira de grandes industriais, realizou ações violentas, incluindo o famoso assassinato dos irmãos Rosselli, e uma tentativa abortada de golpe de estado, antes de ser desmantelada pelo Ministério do Interior. A saga vai muito além das fronteiras da geografia ou do tempo, superando os factos históricos que retrata para ecoar a nossa própria época.

“No Extremo da Direita” é para acompanhar aos domingos na RTP2.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados