O cineasta francês Ladj Ly, que estreou-se com grande sucesso em 2019 na realização de longas-metragens com “Os Miseráveis“, foi contratado para escrever e dirigir o filme “Dumas: Black Devil“, um épico sobre o pioneiro general francês Thomas-Alexandre Dumas (1762–1806).
O projeto está a ser produzido pela Chapter 2, de Dimitri Rassam, uma empresa do grupo Mediawan, e a Pathé, a produtora do sucesso de bilheteira francês “O Conde de Monte Cristo”, que está previsto chegar aos cinemas nacionais no dia 31 de outubro, e da saga de aventura de duas partes de “Os Três Mosqueteiros”.
“Fiquei imediatamente cativado pela história de Dumas, o primeiro general negro do exército francês. Mal posso esperar para levar esta história ao grande ecrã, pois revelará uma parte esquecida da nossa história”, disse o realizador sobre este projeto. O mais recente trabalho de Ly, “Os Indesejáveis” vai estrear em Portugal no dia 31 de de outubro.
O filme irá contar a história pouco conhecida de Thomas-Alexandre Dumas Davy de la Pailleterie, um escravo caribenho que venceu as adversidades ao subir na hierarquia para se tornar um general revolucionário francês. Filho de um nobre e de uma escrava africana, tornou-se o primeiro e mais graduado líder negro nas forças armadas francesas e serviu sob as ordens de Napoleão Bonaparte. Mas, apesar das suas muitas proezas, que lhe valeram a alcunha de “Diabo Negro”, o seu papel na Revolução Francesa foi subestimado e Bonaparte chegou a negar-lhe uma pensão completa e uma legião de honra.
Segundo a Variety, espera-se que seja um dos projetos franceses mais ambiciosos a entrar em produção em 2025, embora o orçamento não tenha sido divulgado, com um elenco que, apesar de ainda não ter sido anunciado, irá incluir grandes estrelas francesas e internacionais.