Exibido em estreia mundial na competição nacional do IndieLisboa 2024, o filme “O Melhor dos Mundos“, a segunda longa-metragem de ficção de Rita Nunes, que em 2019 realizou “Linhas Tortas”, vai ser lançado nos cinemas portugueses no próximo dia 10 de outubro.
Sara Barros Leitão, Miguel Nunes, Rui M. Silva, Daniel Viana e Flávia Gusmão são alguns dos nomes que fazem parte do elenco do filme, que coloca o espetador perante a hipótese de voltar a acontecer um grande sismo em Lisboa já em 2027.
A trama segue a sismóloga Marta (Leitão) e o oceanógrafo Miguel (Nunes), um casal na vida privada que fazem parte de um grupo de cientistas. Os dois vêem-se frequentemente em polos opostos no que diz respeito a questões científicas, um conflito que será posto à prova numa noite decisiva.
Os dado dos novos cabos submarinos analisados por Marta, apontam para uma probabilidade muito alta de um enorme sismo poder atingir Lisboa. A dúvida instala-se no grupo que fica indeciso sobre alertar a população para a possível tragédia iminente, que poderá salvar muitas vidas ou gerar um pânico generalizado injustificado, que pode ser ainda mais catastrófico.
Para este filme, a realizadora contou com a colaboração de geofísicos, sismólogos e oceanógrafos portugueses, inspirada numa premissa real. Em 2025, vão ser instalados entre Portugal continental, Açores e Madeira, novos cabos de comunicação submarinos que servirão para monitorizar em tempo real a deteção da atividade sísmica, bem como de outros fatores relacionados ao ambiente, alterações climáticas, oceanografia e geofísica. Veja o trailer: