“EO”: Os males da sociedade retratados através da odisseia de um burro

É já esta quinta-feira, 16 de fevereiro, que chega aos cinemas nacionais o filme “EO“, um drama do cineasta polaco Jerzy Skolimowski, que foi exibido em estreia mundial no Festival de Cannes 2022 e é um dos cinco nomeados ao Óscar de Melhor Filme Internacional como representante da Polónia.

Depois de quase sete nos sem trabalhar em longas-metragens, Skolimowski regressa com um road movie existencial que pode servir de inspiração aos espetadores para que tenham mais respeito pelos direitos dos animais, pois o protagonista é um burro, que através dos seus olhos, oferece uma visão de uma Europa contemporânea, mostrando que o mundo é um lugar misterioso e apontando os males da sociedade.

O animal chama-se EO, que, em polaco, significa EU, um burro cinzento de olhos melancólicos, obrigado a abandonar o circo polaco em que vivia feliz junto com a sua jovem cuidadora Kassandra (Sandra Drzymalska) para um triste desenlace em Itália. Ao longo da sua jornada, vai conhecendo pessoas boas e más, incluindo um jovem padre e um relacionamento disfuncional com a sua madrasta (Isabelle Huppert).

Experienciando dor e alegria, suportando o seu destino, quando a sua sorte é transformada em desastre ou quando o seu desespero se converte em esperança, EO nunca, nem por um breve instante, perde a sua inocência.

Assista ao trailer legendado de “EO”, um filme distribuído pela Nitrato Filmes, que terá sessões no 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼 (Cinema Trindade), 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗚𝗮𝗶𝗮 (UCI Arrábida 20) 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗥𝗲𝗮𝗹 (Cinemas NOS Nosso Shopping), 𝗖𝗼𝗶𝗺𝗯𝗿𝗮 (Casa do Cinema de Coimbra, Cinemas NOS Alma Shopping), 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮 (UCI El Corte Inglés de Lisboa, Cinemas NOS Amoreiras, Cinema IDEAL, Cinema Medeia Nimas, 𝗔𝗹𝗺𝗮𝗱𝗮 (Cinemas NOS Almada Forum), 𝗦𝗲𝘁𝘂𝗯𝗮𝗹 (Cinema Charlot – Auditório Municipal) e 𝗠𝗮𝗱𝗲𝗶𝗿𝗮 (Cinemas NOS Forum Madeira).

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados