Festival CineEco regressa em outubro a Seia para a 29ª edição

Foi anunciada a Seleção Oficial da 29ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que irá decorrer entre os dias 5 e 13 de outubro, em Seia, na Casa Municipal da Cultura, este ano “com uma maior aposta em obras cinematográficas”, que inclui 65 filmes de 27 países diferentes, escolhidos entre os cerca de 300 filmes, “dos vários cantos do mundo”, que concorreram.

A Competição Internacional de Longas-Metragens inclui 10 filmes, dos quais se destacam as estreias em Portugal de “Club Zero”, realizado por Jessica Hausner e com participação de Mia Wasikowska, e “Lakota Nation vs. United States”, um documentário sobre a questão das violências cometidas contra indígenas nos EUA.

Filme “A Invenção do Outro”

Nas Longas-Metragens em Língua Portuguesa, a organização destaca a estreia nacional de “A Invenção do Outro”, um documentário de Bruno Jorge sobre o primeiro contacto com uma tribo indígena remota na Amazónia. Entre os protagonistas encontra-se o indigenista brasileiro Bruno Pereira, brutalmente assassinado pela exploração mineira ilegal em junho de 2022, ao lado do jornalista inglês Dom Phillips, um dos últimos registos em vida do investigador e ativista, bem como a animação “O Segredo de Perlimps”,do brasileiro Alê Abreu.

As secções competitivas incluem ainda a Competição Internacional de Curtas e Longas-Metragens, a Competição de Curtas-Metragens em Língua Portuguesa e a Competição Panorama Regional. Nas cinco categorias em competição ou em exibições paralelas, são vários os temas que estão presentes na programação deste ano e que são um convite à reflexão para a mudança comportamental.

Filme “O Segredo de Perlimps”

A curadoria do CineEco 2023 é assumida pelos programadores Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Fernandes Alves. Para além das várias secções competitivas,o CineEco organiza um conjunto de atividades, onde se incluem conversas com realizadores, exposições, ações de educação ambiental com escolas, entre outros, contribuindo para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e valorização do território e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.

O CineEco é único festival de cinema exclusivamente ambiental em Portugal, sendo membro fundador da Green Film Network, uma plataforma de 39 festivais de cinema ambiental. Organizado pelo município de Seia, no distrito da Guarda, desde 1995 de forma ininterrupta, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do departamento de ambiente das Nações Unidas.

Conheça a Seleção Oficial da 29ª edição no site oficial do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

 

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados