A história da vida de Marco Carrera, “o Colibri”, uma vida de coincidências fatais, perdas e amores absolutos. Uma história que prossegue de acordo com a força das memórias que nos permitem saltar de um período para outro, de uma época para outra, num tempo líquido que vai do início dos anos 1970 ao futuro próximo.
É no mar que Marco conhece Luisa Lattes, uma garota linda e inusitada. Um amor que nunca será consumido e nunca se apagará, por toda a vida. A sua vida de casado será outra, em Roma, junto com Marina e a sua filha Adele. Marco regressará a Florença atirado fora por um destino implacável, que o submete a testes muito difíceis.
Protegendo-o dos choques mais violentos, encontrará Daniele Carradori, psicanalista de Marina, que ensinará Marco a acolher as mudanças de direção mais inesperadas.
“O Colibri” é a história da força ancestral da vida, da luta árdua que todos fazemos para resistir ao que às vezes parece insustentável. Mesmo com as poderosas armas da ilusão, felicidade e alegria.