1953. Numa Londres destruída pela Segunda Guerra Mundial, Williams (Bill Nighy), um funcionário público veterano, é uma peça impotente dentro da burocracia da cidade, que luta para se reconstruir.
Enterrado em papelada no escritório e solitário em casa, leva uma existência vazia e sem sentido. Um certo dia, um diagnóstico médico devastador obriga-o a fazer um balanço da sua vida e a tentar alcançar a satisfação, antes que ela fique para lá do seu alcance.
Num resort à beira-mar, acompanhado por um decadente local, experimenta algum hedonismo antes de o rejeitar como solução. De regresso a Londres, sente-se atraído pela vitalidade natural de Margaret (Aimee Lou Wood), uma jovem que trabalhou outrora sob a sua supervisão e está agora determinada a abrir as suas asas.
Uma noite, é atingido por uma revelação – tão simples como profunda – e, com uma nova energia e a ajuda de Peter (Alex Sharp), um idealista recentemente admitido para o seu departamento, começa a criar um legado para a próxima geração.