“Histórias da Montanha”: Adaptação de contos de Miguel Torga estreia na RTP1

A RTP1 estreia esta segunda-feira, 4 de setembro, pelas 22:00h, “Histórias da Montanha“, um projeto da Fado Filmes, realizado por Luís Galvão Teles, que adapta obras escritas por Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX.

“A Maria Lionça”, “O Leproso”, “O Alma Grande”, “A Paga” e “Mariana” são as cinco histórias adaptadas nesta série, incluídas nos livros “Contos da Montanha” e “Novos Contos da Montanha”.

Foto/Divulgação: © Fado Filmes

Segundo o canal público, estas cinco histórias, são cinco retratos íntimos de vidas humildes de uma comunidade rural portuguesa nos anos 40, com uma enorme resistência ao isolamento, ao sofrimento e à violência, que, por vezes, se revela impossível de reprimir.

Na estreia é exibido “A Maria Lionça”, que aborda temas como o abandono, o espírito de sacrifício e a grandeza do povo transmontano, e que dá a conhecer a história de Maria Lionça, uma mulher que na sua infância era a alegria da aldeia, que a transforma num exemplo vivo de resistência ao sofrimento. O elenco conta com Anabela Moreira, Madalena Aragão, João Arrais, Cláudio da Silva, Miguel Amorim e Beatriz Gaspar.

Foto/Divulgação: © Fado Filmes

As restantes adaptações podem ser vistas na RTP1 todas as segunda-feiras, sempre a partir das 22:00h, e em antestreia na RTP Play, às 12:00h.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados