Exibido em estreia mundial no Festival do Rio, no Brasil, o filme “Justa“, escrito e realizado pela cineasta portuguesa Teresa Villaverde, vai estrear nas salas de cinema nacionais esta quinta-feira, dia 4 de dezembro.
O filme é inspirado nos grandes incêndios que ocorreram em Portugal em 2017, que destruíram floresta, mataram crianças e adultos, uns morreram nas suas aldeias e outros encurralados numa estrada. A comunicação não funcionou, e as aldeias não tinham abrigos.
A acção não se passa nesse ano, mas já mais tarde, e segue um núcleo de pequeno de pessoas que perderam os familiares mais próximos, e que agora estão no seu processo de aprender a viver depois de tudo o que perderam.
“É uma ficção com origem naqueles acontecimentos, que recorda como há experiências impossíveis de partilhar com quem não as viveu”, sublinha Teresa Villaverde.
Betty Faria, Filomena Cautela, Robinson Stévenin, Ricardo Vidal, Anabela Moreira e Madalena Cunha são os principais nomes do elenco de “Justa”. Veja o trailer:









