LEFFEST – Lisboa Film Festival regressa de 10 a 19 de novembro para a 17ª edição

O LEFFEST – Lisboa Film Festival regressa esta sexta-feira, dia 10, para a 17ª edição, que vai decorrer até ao dia 19 de novembro, desta vez só em lisboa, percorrendo espaços como o Cinema Nimas, o Teatro Tivoli BBVA, o Cineteatro Turim, Academia das Ciências, Palácio Sinel de Cordes, Galeria Imago Lisboa e Centro Cultural da Malaposta.

Na sessão de abertura do festival vai ser exibido em antestreia nacional o novo filme do cineasta grego Yorgos Lanthimos, o drama com elementos de ficção científica “Pobres Criaturas” (Poor Things), protagonizado por Emma Stone.

Filme “Pobres Criaturas”

Na Selecção Oficial – Em Competição, concorrem dez filmes, entre os quais a produção nacional “Ubu”, de Paulo Abreu, o candidato pela Argentina aos Óscares, “Los Delincuentes”, de Rodrigo Moreno, “Cerrar Los Ojos“, de Victor Erice, bem como obras de Elena Martín Gimeno, Ilya Povolotski, Radu Jude, Cristi Puiu, Mika Gustafso, Weston Razooli e Cédric Kahn.

Para o Prémio TAP Revelação, da secção Descobertas, participam seis filmes, entre eles o português “Dulcineia”, de Artur Serra Araújo, enquanto que na Selecção Oficial – Fora de Competição serão apresentados 18 filmes, que inclui, entre outros, o citado filme de abertura, e os candidatos ao Óscar de Melhor Filme Internacional “About Dry Grasses”, de Nuri Bilge Ceylan, pela Turquia, “Dias Perfeitos“, de Wim Wenders (pelo Japão),  e “Eu, Capitão“, de Matteo Garrone (Itália).

A programação inclui ainda uma homenagem ao ícone de Hollywood, Clint Eastwood, com uma retrospetiva da sua obra, uma retrospetiva integral de Nuri Bilge Ceylan, o mais aclamado realizador turco da atualidade, uma homenagem a Michel Demopoulos (1949-2023), amigo e colaborador de longa-data do festival, e uma homenagem à realizadora Justine Triet com a exibição dos seus quatro filmes mais recentes.

Clint Eastwood no filme “Correio de Droga” (2018)

Na secção “A Memória do Cinema” vão ser exibidas quatro obras clássicas do cinema que acabam de ser objeto de trabalhos de restauro exemplares, e na secção “Os Quartos do Cineasta, Pedro Costa”, o LEFFEST (re)visita a sua obra com a exibição de alguns dos seus filmes, incluindo a estreia em Portugal do seu último filme “As Filhas do Fogo”, bem como o lançamento da edição portuguesa do livro “Pedro Costa – Os Quartos do Cineasta”, de Jacques Rancière.

Esta edição também conta com o ciclo temático “Cartas dos Antepassados – Suspiros Esquecidos no Ecrã” sobre “a relação que mantemos, histórica e contemporaneamente, com os nossos antepassados”, uma exposição do fotógrafo Khalik Allah na Galeria Imago Lisboa, e um debate sobre a relação da Inteligência Artificial com a criação.

Para mais informações consulte o site oficial do LEFFEST – Lisboa Film Festival.

 

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados