“Fechar os Olhos” ganhou o prémio de Melhor Filme da 17ª edição do LEFFEST

O júri da Selecção Oficial em Competição da 17ª edição do LEFFEST, presidido pelo realizador Elia Suleiman, acompanhado por Fanny Ardant, Nitin Sawhney, Rachel Kushner, Georgi Gospodinov, Khalik Allah e Adriana Molder, atribuiu o prémio de Melhor Filme ao drama “Fechar os Olhos” (Cerrar los Ojos), do realizador espanhol Víctor Erice, que foi um dos convidados desta edição.

No filme, Julio Arenas, Um famoso ator espanhol, desaparece durante a rodagem de um filme. Embora o seu corpo nunca seja encontrado, a polícia conclui que ele sofreu um acidente à beira-mar. Muitos anos depois, este tipo de mistério regressa ao presente através de um programa televisivo que pretende evocar a figura do ator, oferecendo como primeiras imagens as últimas cenas em que participou, filmadas por aquele que foi seu amigo próximo, o realizador Miguel Garay (Manolo Solo).

Já o Grande Prémio do Júri foi para o filme “Os Deliquentes“, do cineasta argentino Rodrigo Moreno, enquanto que o Prémio do Júri foi atribuído a “Do Not Expect Too Much of The End of The World“, de Radu Jude, candidato aos Óscares pela Roménia.

Imagem do filme “Fechar os Olhos”

O júri premiou ainda com uma Menção Especial o filme “Le Procès Goldman“, do francês Cédric Kahn, e entregou o Prémio Especial à atriz Bianca Delbravo pela sua interpretação em “Paradise is Burning”, da realizador sueca Mika Gustafson.

Na nova secção competitiva Descobertas, o júri composto por Leonor Silveira, Selma Uamusse e Pedro Amaral atribui o Prémio TAP Revelação ex-aequo ao thriller “Pet Shop Days“, de Olmo Schnabel, e “Grandmother´s Footsteps“, de Lola Peploe.

O grande vencedor do LEFFEST 2023, “Fechar os Olhos”, distribuído em Portugal pela Nitrato Filmes, estreia nos cinemas portugueses no dia 7 de dezembro. Veja o trailer legendado:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados