Na próxima quinta-feira, dia 23 de fevereiro, entra em cartaz nos cinemas portugueses o drama “Nossa Senhora da Loja do Chinês“, a primeira longa-metragem do cineasta angolano Ery Claver, um conto poético intenso sobre poder, família e vingança no coração de Luanda.
A história acompanha um comerciante chinês que traz para um bairro de Luanda uma singular imagem de plástico sagrado de Nossa Senhora, uma mãe enlutada que busca a paz, um barbeiro atento que inicia um novo culto e um jovem desorientado que procura vingança pelo seu amigo perdido.
Produzido pela produtora angolana Geração 80 e inteiramente filmado em Luanda em 2020, durante a pandemia, este bizarro conto urbano revelará uma família e uma fachada de uma cidade cheia de ressentimento, ganância e tragédia.
“Este filme fala essencialmente sobre o tempo em que vivemos. Se a realidade se permite esse paradoxo, então nós, ficcionistas, andamos a dormir e nem por isso estamos a sonhar. Se a realidade não aceita mentiras, deve pelo menos saber conviver com as alusões, e aludir, ou então imitar a realidade”, lê-se na notas do realizador.
O filme, que foi apresentado em estreia mundial no Festival de Locarno, na Suíça, conta no elenco principal com Cláudia Púcuta, David Caracol e Willi Ribeiro. Assista ao trailer de “Nossa Senhora da Loja do Chinês”.