O filme “Consentimento“, um drama com uma história forte baseada em factos reais da cineasta francesa Vanessa Filho, é um dos títulos agendados para estrear nas salas de cinema portuguesas na próxima quinta-feira, 30 de novembro, com distribuição da Cinemundo.
O filme é baseado no livro “Le Consentement”, de Vanessa Springora, publicado em França em janeiro de 2020, no qual a escritora conta a sua relação com o escritor cinquentenário Gabriel Matzneff, na segunda metade da década de 1980.
O filme conta a impressionante história de Vanessa, que na altura dos acontecimentos tinha 13 ou 14 anos, e retrata fielmente e ao pormenor, a relação de controlo psicológico que Matzneff conseguiu estabelecer, graças ao estatuto como escritor de prestígio e à sua posição dominante de figura pública.
Numa tortuosa relação, a jovem torna-se amante e musa deste homem célebre no âmbito do mundo cultural e político. Perdendo-se na relação, ela sofre cada vez mais violentamente a influência destrutiva que esse predador exerce sobre ela.
Kim Higelin interpreta a versão adolescente de Vanessa, enquanto que Élodie Bouchez retrata a autora já numa fase adulta. Laetitia Casta aparece no papel da mãe de Vanessa e o vilão da trama é interpretado por Jean-Paul Rouve.
Assista ao trailer legendado de “Consentimento”, um drama biográfico sobre pedofilia e poder, que envolve o espetador num carrossel de emoções que se misturam entre a revolta e o nojo.