A Leopardo Filmes vai lançar nos cinemas portugueses nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, o drama “Longe da Estrada“, uma coprodução realizada por Hugo Vieira da Silva e Paulo Mil Homens, e produzido por Paulo Branco e Ana Pinhão Moura, que foi apresentada em estreia mundial no LEFFEST – Lisboa Film Festival,
Antoine de Foucauld, Jean Ihopu, Cedric Tchan, Nicolas de Lavergne, Laurent Bur e Kalani Salmon são os principais nomes do elenco do filme, uma adaptação livre da novela gráfica “Gauguin, Loin de La Route” de Christophe Gaultier e Maximilien Le Roy, cruzada com a leitura da correspondência de Victor Segalen e dos seus textos, por vezes incompletos.
No filme, o espetador é transportado para o Taiti de 1903, onde o médico, poeta e artista Victor Segalen parte da França em direcção a Hiva-Oa com o intuito de conhecer Paul Gauguin. Ao chegar, Segalen descobre que o pintor havia falecido, o que transforma esta jornada numa introspecção profunda sobre a vida, obra e contradições de Gauguin.
Seguindo as suas pisadas, Segalen visita o seu atelier, recolhe as suas pinturas e objectos pessoais, descobre o diário “Noa Noa”, e trava conhecimento com os que privaram com o pintor. Será pois, através das vozes dos habitantes da ilha que Segalen irá “conhecer” Gauguin.
Assista ao trailer de “Longe da Estrada”, descrito como “uma sublime visão da obra, vida e contradições do grande pintor Paul Gauguin”, e que é também “uma reflexão moderna sobre as complexas relações entre colonizadores e colonizados”.









