Mais de vinte documentários. Canal Odisseia exibe o especial “Mês da Terra”

Para assinalar o Dia Mundial da Terra que se comemora no dia 22 de abril, o canal Odisseia exibe durante este mês, a partir de 10 de abril, o especial “Mês da Terra“, uma programação composta por mais de vinte documentários surpreendentes que alertam para a importância da preservação do planeta e para a necessidade de preservar os seus recursos naturais.

O especial arranca esta segunda-feira, pelas 22:30h, com “Nascidos da Tempestade”, uma série de três episódios, narrada pelo famoso ator Ewan McGregor, que dá a conhecer a brava orla setentrional do Oceano Atlântico, uma terra de rochedos, gelo e água. Nesta região de ondas gigantescas, rios de gelo e violentas tempestades, conheceremos famílias de animais incríveis que habitam num cenário que tem tanto de selvagem como de romântico.

A programação diária do especial começa sempre a partir das 22:30h e na terça-feira (11), é a estreia de “Como Sobreviver ao Aquecimento Global?”, uma série de três episódios que revela o trabalho de cientistas ao analisar como poderá ser o nosso futuro, tendo em conta as vagas de calor extremo do passado. . Como irão os ecossistemas responder às mudanças? Quais as consequências do mundo de hoje, ao reverter para um período de aquecimento, ou como mudaria a face da Terra, são algumas das questões que veremos debatidas.

Segue-se a 12 de abril, a série “O Equador: A Linha da Vida“. O equador envolve a Terra numa faixa de 40 mil quilómetros de sol, abundância e Natureza deslumbrante e é conhecido como “berço da vida” devido a todas as espécies que ali tiveram origem e como “museu da vida” já que raros são os animais que ali se extinguem. Porém, com as temperaturas a subirem cada vez mais devido ao aquecimento global, o paraíso equatorial está a mudar. Ao longo de três episódios, veremos essa transformação, mergulhando na beleza fascinante deste friso maravilhoso que detém a maior biodiversidade da Terra.

A nova temporada de “Grandes Rios da Terra”, uma série com a chancela da BBC, chega ao canal Odisseia a 13 de abril, para contar as incríveis histórias de três rios icónicos – o serpenteante Danúbio, o biodiversificado Yukon, e o Zambeze, onde se encontram as estrondosas Cataratas de Vitória. Ao longo de três episódios, veremos imagens deslumbrantes de animais e paisagens, captadas com a mais recente tecnologia, ao longo das grandes vias fluviais do globo.

A 14 de abril estreia “O Ciclo da Vida Selvagem”, uma série surpreendente de seis episódios que regista os eventos mais espetaculares de migração, renascimento e transformação. Durante um ano turbulento e perigoso, observamos como criaturas enfrentam os padrões sazonais da Terra, cada vez mais extremos, imprevisíveis e gravemente instáveis. Com ajuda de impressionantes imagens 4K, captadas na Ásia, na Austrália, na Europa, em África, e nas Américas do Norte e do Sul, assistiremos a espetáculos verdadeiramente deslumbrantes.

Para as noites dos sábados de 15, 22 e 29 de abril, o Odisseia selecionou três impactantes documentários sobre temas que afetam o nosso planeta: “Planeta em Perigo”, um projeto colossal da BBC, que documenta como os habitats mais vulneráveis da Terra evoluirão ao longo dos anos; “A Grande Onda”, um documentário impressionante, filmado em Portugal e Espanha, que apresenta recriações virtuais de possíveis tsunamis e entrevistas com cientistas, especialistas, políticos, socorristas (BUSF) e ONGs de diferentes países; e “Legacy”, o documentário apresentado pelo premiado fotógrafo e realizador, Yann Arthus-Bertrand, pioneiro das filmagens aéreas, que compartilha uma visão sensível e radical do nosso mundo e revela um planeta sofrido e uma humanidade desorientada, incapaz de levar a sério a ameaça que pesa sobre todos os seres vivos.

O especial encerra com a nova temporada de “Clima Extremo Viral”, uma série para ver aos domingos à noite nos dias 16, 23 e 30 de abril, que recolhe testemunhos de sobreviventes e meteorologistas sobre os piores e mais impressionantes fenómenos meteorológicos. Veremos como o clima mais extremo do planeta pode destruir os planos para um fim-de-semana, a nossas férias ou uma reunião de família. Que poderemos fazer quando a ira da natureza aparece sem aviso prévio?

Mais notícias de: Canal Odisseia, Dia Mundial da Terra, Mês da Terra

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no nosso canal no Youtube.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Preencha este campo
Preencha este campo
Por favor insira um endereço de email válido.
Precisa de concordar com os termos para prosseguir.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram
YouTube
Google
Veja também…