Canal Odisseia estreia a série “Planeta Selvagem: Espécies Interconectadas”

A partir do dia 7 e todos os domingos de janeiro, pelas 16:00h, o canal Odisseia vai transmitir “Planeta Selvagem: Espécies Interconectadas“, uma série conduzida pelo reconhecido biólogo e explorador britânico Patrick Aryee que, ao longo de quatro episódios, percorre o globo com a missão de responder a algumas questões importantes acerca do nosso mundo natural.

Das selvas da Costa Rica às florestas tropicais da Colúmbia Britânica, e da copa das árvores ao mundo invisível sob os nossos pés, Patrick revela-nos a complexa teia de interações que liga a criatura mais minúscula aos maiores carnívoros do planeta.

Pelo caminho, analisa a forma como qualquer alteração no ecossistema pode ter implicações profundas entre as espécies, e junta-se a ativistas e investigadores locais que contam histórias inspiradoras de biodiversidade e recuperação ambiental.

No primeiro episódio, intitulado “Bisontes”, Patrick investiga um dos ecossistemas mais afetados da Terra – as Grandes Planícies da América do Norte – e o esforço de preservação que está, gradualmente, a inverter a situação. Junto de investigadores locais, Patrick apura que os incêndios florestais e os corredores para a vida selvagem são fundamentais na manutenção de um ecossistema saudável.

A 14 de janeiro chega “Salmões”, em que Patrick viaja até à Colúmbia Britânica para a espetacular migração anual do salmão, revelando o papel crucial da espécie no ciclo de vida da floresta, pois quase todas as criaturas vivas dependem do salmão para sobreviver.

“Jaguares” é o título do episódio de 21 de janeiro, e acompanha Patrick num remoto parque nacional da Costa Rica para assistir à “arribada” – o fenómeno anual de nidificação em que milhares de tartarugas-marinhas chegam às praias para depositar os ovos. Mas há um problema: o evento atrai um outro animal icónico – o jaguar – em busca de alimento, o que pode significar más notícias para as tartarugas ameaçadas.

A série encerra a 28 de janeiro com “Macacos”, um episódio que vai levar o espetador às selvas da Costa Rica, onde as devastadoras secas e cheias têm um efeito catastrófico no número de insetos. Ali, Patrick junta-se a investigadores locais da floresta tropical e aprende que este ecossistema depende das relações entre insetos polinizadores, dispersores de sementes como morcegos e macacos e as plantas e árvores a que chamam “lar”.

“Planeta Selvagem: Espécies Interconectadas” é uma série a não perder pelos fãs de programas de vida selvagem, aos domingos à tarde no canal Odisseia.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados