“Máquina Fantástica”: Um estudo emblemático de cinema e da história social

A Cinema Bold, uma marca da Alambique Filmes, programou para a próxima quinta-feira, 28 de março, a estreia nos cinemas portugueses do filme “Máquina Fantástica” (And the King Said, What a Fantastic Machine), um documentário realizado por Axel Danielson e Maximilien Van Aertryck, que oferece um estudo emblemático de cinema e da história social.

Da primeira câmara para 45 bilhões de câmaras em todo o mundo hoje, os cineastas e sociólogos visuais ampliam as suas lentes para expor a obsessão única da humanidade com a imagem da câmara e as consequências sociais que estão por vir.

Foto/Divulgação: © Cinema Bold

O filme é um mergulho no vasto oceano histórico da cultura dos médias e questiona as implicações de sermos expostos a bilhões de imagens todos os dias que competem pela nossa atenção.

Do nascimento da câmara obscura à exibição da primeira imagem em movimento, da invenção da webcam ao primeiro vídeo viral, o documentário acompanha a ascensão da cultura da imagem como a conhecemos.

Foto/Divulgação: © Cinema Bold

O documentário reúne material de arquivo histórico de grandes ditadores desfilando em frente a multidões animadas e vídeos caseiros, conteúdos de transmissão ao vivo e clipes de caçadores de emoção no topo de um arranha-céu, ou uma angustiante fotografia da imprensa exibindo a violência.

“Máquina Fantástica” foi apresentado nos festivais de Berlim e de Sundance, onde o filme recebeu o Prémio Especial do Júri.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *