Depois de ter sido exibido em estreia mundial no Festival de Locarno 2022, na Suíça, onde foi foi distinguido com os prémios Europa Cinemas Label e Júri Jovem, o drama “Nação Valente“, realizado por Carlos Conceição, chega agora às salas de cinema portuguesas. A estreia é já na próxima quinta-feira, 20 de abril.
João Arrais, Anabela Moreira, Gustavo Sumpta, Leonor Silveira e João Cachola, são alguns dos nomes que fazem parte do elenco do filme,uma coprodução entre Portugal, Angola e França que, segundo a produtora Terratreme Filmes, “invoca os fantasmas do passado colonial angolano”.
A história leva-nos até 1974, décimo terceiro ano da guerra de libertação, numa altura em que os portugueses e seus descendentes fogem da colónia de Angola, onde grupos independentistas gradualmente reivindicam o seu território.
O filme dá uma dupla perspetiva sobre esta luta: uma menina tribal que descobre o amor e a morte quando o seu caminho se cruza com o de um jovem soldado português; Um grupo de soldados portugueses está barricado dentro de um muro infinito do qual terão que escapar assim que o passado sair do túmulo para reivindicar a sua tão esperada justiça.
Assista ao trailer de “Nação Valente”