O dia 14 de abril marca o 113º aniversário do naufrágio do RMS Titanic, uma tragédia que ainda fascina o mundo, mais de um século depois. Para assinalar a data, o National Geographic Portugal vai estrear neste sábado, dia 12 de abril, pelas 13:40h, o documentário “Titanic: Renascimento Digital” (Titanic: The Digital Resurrection), que oferece uma visão sem precedentes do desastre marítimo mais infame da história que vitimou mais de 1.500 passageiros.
Ao longo de 90 minutos, este documentário da Atlantic Productions recria o navio num modelo 3D, um gémeo digital 1:1 em escala real, preciso até ao mais ínfimo pormenor, através de acesso exclusivo a tecnologia de ponta de digitalização subaquática, incluindo mais 715.000 imagens capturadas digitalmente.
Em 2022, o premiado e pioneiro cineasta Anthony Geffen e sua equipa acompanharam a empresa de mapeamento de águas profundas, enquanto realizavam o maior projeto de digitalização 3D subaquático do género, mapeando os destroços a mais de 3.800 metros de profundidade do Atlântico Norte. Ao longo de três semanas, 24 horas por dia, capturaram imagens do Titanic com detalhes incomparáveis.
Após quase dois anos de análise, uma equipa de historiadores, engenheiros e especialistas forenses renomados, incluindo Parks Stephenson, o analista do Titanic, a metalúrgica Jennifer Hooper e o capitão-mestre Chris Hearn, reúnem-se para reconstruir os momentos finais do navio – desafiando suposições antigas e revelando novos insights sobre o que realmente aconteceu naquela noite fatídica de 1912.
Foto/Divulgação: © National Geographic