“Nomadland – Sobreviver na América” em destaque na 30ª edição dos Gotham Awards

Nomadland venceu o Gotham Awards 2020

Nomadland – Sobreviver na América” foi o filme com maior destaque na cerimónia virtual da 30ª edição dos Gotham Awards, realizada em Nova Iorque, prémios atribuídos pela Independent Filmmaker Project (IFP), a maior organização de cinema independente dos EUA.

Para além de ter sido considerado o Melhor Filme e ter recebido o Prémio do Público, Chloé Zhao foi distinguida como Melhor Realizadora. O filme é protagonizado por Frances McDormand no papel de uma mulher que decide viver como uma nómada moderna no oeste americano. A estreia nos cinemas portugueses está anunciada para o dia 18 de março.

Esta é a segunda vez nos últimos três anos que Zhao vence o prémio principal. Em 2018 conquistou o troféu com “The Rider”, filme que faz parte do lote de quatro vencedores dos Gotham Awards que na última década não conseguiram garantir uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme.

Nas categorias de interpretação, o britânico Riz Ahmed foi considerado o Melhor Ator pela sua interpretação em “Sound of Metal”, da Amazon, Nicole Beharie foi considerada a melhor atriz por “Miss Juneteenth” e Kingsley Ben-Adir recebeu o prémio de ator mais promissor por “One Night in Miami”.

Destaque ainda para “A Thousand Cuts” e “Time”, que partilharam o prémio de Melhor Documentário, e para “Sin Señas Particulares”, da mexicana Fernanda Valadez, distinguido como Melhor Filme Internacional. “The Forty-Year-Old Version”, de Radha Blank, e “Fourteen”, de Dan Sallitt, foram os vencedores do prémio de Melhor Argumento.

Nas duas categorias para séries, a HBO levou ambos os prémios, com “Watchmen” a vencer nos programas com mais de 40 minutos e “I May Destroy You” nos de menos de 40 minutos.

Esta edição prestou ainda tributo ao elenco do filme “Os 7 de Chicago”, ao produtor Ryan Murphy, ao realizador Steve McQueen, à atriz Viola Davis e, a título póstumo, ao ator Chadwick Boseman.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *