É já esta quinta-feira, dia 24 de outubro, que a Vendetta Filmes vai lançar nos cinemas portugueses do drama psicológico de época, mas também de terror “O Banho do Diabo“, uma experiência cinematográfica perturbadora sobre a depressão feminina no século XVIII, escrita e realizada por Veronika Franz e Severin Fiala.
Baseado numa realidade histórica sangrenta relativamente pouco conhecida e até agora inexplorada na Europa Central do século XVIII, a trama do filme segue Agnes (Anja Plaschg), uma jovem recém-casada que, a todo o custo, tenta adaptar-se à vida na comunidade piscatória do novo marido, Wolf (David Scheid), apesar da indiferença que este demonstra por ela.
Esforçada e dedicada, ela tenta corresponder às expectativas de todos. Mas esse esforço é inglório e Agnes não consegue adaptar-se à vida de casada nem às limitações que lhes são impostas devido à sua condição de mulher. Isolada e oprimida, tanto pela sogra austera que a acusa de não cumprir com as obrigações de esposa, como pelas crenças religiosas e normas sociais do seu tempo, Agnes perde-se entre o nevoeiro e as sombras da sua mente.
O filme, que foi escolhido como representante da Áustria na corrida aos Óscares 2025 e selecionado para competir nos European Film Awards 2024, foi exibido em estreia mundial no Festival de Berlim, onde foi distinguido com o Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística, e este mês recebeu o prémio máximo da 57ª edição do Sitges – Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha.
Mergulhando fundo no reino da depressão e do suicídio, “O Banho do Diabo” é um pesadelo acordado sobre as realidades sombrias da vida das mulheres naquela época. Assista ao trailer: