A Risi Film vai estrear nos cinemas portugueses esta quinta-feira, 21 de março, o filme “Obrigado, Rapazes” (Grazie Ragazzi), uma comédia dramática italiana realizada por Riccardo Milani, com protagonismo de Antonio Albanese, Fabrizio Bentivoglio, Sonia Bergamasco e Giacomo Ferrara.
No filme de Milani, Antonio Cerami (Albanese) é um ator de teatro que não sobe aos palcos há anos, mora sozinho num apartamento em Ciampino e vive da dobragem de filmes porno para sobreviver. Um homem desempregado e um pouco desajustado, que não ousa confessar à filha distante o trabalho que faz, mas sempre curioso.
O seu amigo de longa data Michele (Bentivoglio), que tem um emprego estável num pequeno teatro romano, apresenta-lhe um inesperada proposta profissional, uma tarefa incomum, mas desafiadora: seis dias de aulas de atuação numa prisão em Velletri com o objetivo de realizar uma série de contos de fadas.
É um projeto financiado pelo Ministério ao qual a diretora do presídio, Laura (Bergamasco), concordou sem muito entusiasmo. O espaço prisional servirá como um lugar de transformação e oportunidade, e para uma história de esperança e de renascimento pessoal e coletivo.
A história é inspirada em acontecimentos reais, a do sueco Jan Jönson que, em 1985, teve aulas de teatro na prisão de segurança máxima de Kumla e comprometeu-se a que cinco reclusos representassem “À Espera de Godot”, de Samuel Beckett.
O filme é também um remake da produção francesa “Um Triunfo” (2020), dirigido por Emmanuel Courcol, que descobriu a história de Jönson a partir do documentário “Les Prisonniers de Beckett”, de 2005.