Revelada a programação oficial do 34ª edição do Festival de Sundance

O Instituto Sundance, fundado e presidido por Robert Redford, anunciou a programação da 34ª edição do Festival de Sundance, que decorrerá entre os dia 18 e 28 de janeiro de 2018.

O primeiro e o mais importante evento do cinema independente, que ocorre em plena temporada de prémios, selecionou 110 longas-metragens (100 em estreia mundial), representando 29 países. Entre as produções anunciadas, 47 são de cineastas que fazem a sua estreia como realizador, dos quais, 30 estão incluídos na competição.

As quatro secções competitivas do festival estão divididas em duas categorias, a dramática e a de documentários, sendo que, em cada uma delas, haverá uma competição distinta para produções dos EUA e outra para filmes de outros países. A programação incluiu ainda as secções Next, Premieres, Premieres Documentários, Midnight, Spotlight e Kids.

A programação da 34ª edição é a seguinte:

COMPETIÇÃO DRAMÁTICA EUA
– “American Animals”, de Bart Layton
– “Blaze”, de Ethan Hawke
– “Blindspotting”, de Carlos Lopez Estrada
– “Burden”, de Andrew Heckler
– “Eighth Grade”, de Bo Burnham
– “I Think We’re Alone Now”, de Reed Morano
– “The Kindergarten Teacher”, de Sara Colangelo
– “Lizzie”, de Craig William Macneill
– “The Miseducation of Cameron Post”, de Desiree Akhavan
– “Monster”, de Anthony Mandler
– “Monsters and Men”, de Reinaldo Marcus Green
– “Nancy”, de Christina Choe
– “Sorry to Bother You”, de Boots Riley
– “The Tale”, de Jennifer Fox
– “Tyrel”, de Sebastian Silva
– “Wildlife”, de Paul Dano

COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIOS EUA
– “Bisbee ’17”, de Stephen Maing
– “Crime + Punishment”, de Kimberly Reed
– “Dark Money”, de Kimberly Reed
– “The Devil We Know”, de Stephanie Soechtig
– “Hal”, de Amy Scott
– “Hale County This Morning, This Evening”, de RaMell Ross
– “Inventing Tomorrow”, de Laura Nix
– “Kailash”, de Derek Doneen
– “Kusama – Infinity”, de Heather Lenz
– “The Last Race”, de Michael Dweck
– “Minding the Gap”, de Bing Liu
– “On Her Shoulders”, de Alexandria Bombach
– “The Price of Everything”, de Nathaniel Kahn
– “Seeing Allred”, de Sophie Sartain e Roberta Grossman
– “The Sentence”, de Rudy Valdez
– “Three Identical Strangers”, de Tim Wardle

COMPETIÇÃO DRAMÁTICA CINEMA MUNDIAL
– “And Breathe Normally”, de Ísold Uggadóttir
– “Butterflies”, de Tolga Karaçelik
– “Dead Pigs”, de Cathy Yan
– “The Guilty”, de Gustav Möller
– “Holiday”, de Isabella Eklöf
– “Loveling”, de Gustavo Pizzi
– “Pity”, de Babis Makridis
– “The Queen of Fear”, de Valeria Bertuccelli e Fabiana Tiscornia
– “Rust”, de Aly Muritiba
– “Tiempo Compartido”, de Sebastián Hofmann
– “Un Traductor”, de Rodrigo Barriuso e Sebastián Barriuso
– “Yardie”, de Idris Elba

COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIOS CINEMA MUNDIAL
– “A Polar Year”, de Samuel Collardey
– “Anote’s Ark”, de Matthieu Rytz
– “The Cleaners”, de Moritz Riesewieck e Hans Block
– “Genesis 2.0”, de Christian Frei e Maxim Arbugaev
– “Matangi/Maya/ M.I.A.”, de Stephen Loveridge
– “Of Fathers and Sons”, de Talal Derki
– “The Oslo Diaries”, de Mor Loushy e Daniel Sivan
– “Our New President”, de Maxim Pozdorovkin
– “Shirkers”, de Sandi Tan
– “This is Home”, de Alexandra Shiva
– “Westwood”, de Lorna Tucker
– “A Woman Captured”, de Bernadett Tuza-Ritter

NEXT
– “306 Hollywood”, de Elan Bogarín e Jonathan Bogarín
– “A Boy, A Girl, A Dream.”, de Qasim Basir
– “An Evening With Beverly Luff Linn”, de Jim Hosking
– “Clara’s Ghost”, de Bridey Elliott
– “Madeline’s Madeline”, de Josephine Decker
– “Night Comes On”, de Jordana Spiro
– “Search”, de Aneesh Chaganty
– “Skate Kitchen”, de Crystal Moselle
– “We the Animals”, de Jeremiah Zagar
– “White Rabbit”, de Daryl Wein

PREMIERES
– “A Kid Like Jake”, de Silas Howard
– “Beirut”, de Brad Anderson
– “The Catcher Was a Spy”, de Ben Lewin
– “Colette2, de Wash Westmoreland
– “Come Sunday”, de Joshua Marston
– “Damsel”, de David Zellner e Nathan Zellner
– “Don’t Worry, He Won’t Get Far On Foot”, de Gus Van Sant
– “Futile and Stupid Gesture”, de David Wain
– “The Happy Prince”, de Rupert Everett
– “Hearts Beat Loud”, de Brett Haley
– “Juliet, Naked”, de Jesse Peretz
– “Ophelia”, de Claire McCarthy
– “Puzzle”, de Marc Turtletaub
– “My Abandonment”, de Debra Granick
– “What They Had”, de Elizabeth Chomko

PREMIERES – DOCUMENTÁRIO
– “Bad Reputation”, de Kevin Kerslake
– “Believer”, de Don Argott
– “Chef Flynn”, de Cameron Yates
– “The Game Changers”, de Louie Psihoyos
– “Generation Wealth”, de Lauren Greenfield
– “Half the Picture”, de Amy Adrion
– “Jane Fonda in Five Acts”, de Susan Lacy
– “King In The Wilderness”, de Peter Kunhardt
– “Quiet Heroes”, de Jenny Mackenzie
– “RBG”, de Betsy West e Julie Cohen
– “Robin Williams: Come Inside My Mind”, de Marina Zenovich
– “Studio 54”, de Matt Tyrnauer
– “Won’t You Be My Neighbor?”, de Morgan Neville

MIDNIGHT
– “Arizona”, de Jonathan Watson
– “Assassination Nation”, de Sam Levinson
– “Mandy”, de Panos Cosmatos
– “Never Goin’ Back”, de Augustine Frizzell
– “Piercing”, de Nicolas Pesce
– “Revenge”, de Coralie Fargeat
– “Summer of ’84”, de Francois Simard, Anouk Whissell e Yoann Whissell

SPOTLIGHT
– “Beast”, de Michael Pearce
– “The Death of Stalin”, de Armando Iannucci
– “Foxtrot”, de Samuel Maoz
– “I Am Not a Witch”, de Rungano Nyoni
– “The Rider”, de Chloé Zhao
– “Super Size Me 2: Holy Chicken!”, de Morgan Spurlock

KIDS
– “Lu Over the Wall”, de Masaaki Yuasa
– “Science Fair”, de Cristina Costantini e Darren Foster
– “White Fang”, de Alexandre Espigares

Artigos relacionados