RTP 2 estreia esta noite a minissérie portuguesa “Cassandra”

Foto/Divulgação: ©Take It Easy Film

A RTP2 estreia esta terça-feira, 25 de julho, pelas 23:00h, a minissérie portuguesa “Cassandra“, uma produção de 2021 criada por Nuno Cardoso, com textos originais de Jorge Louraço Figueira, Jorge Palinhos, Jacinto Lucas Pires, Tiago Rodrigues, Marta Freitas, Cláudia Lucas Chéu e Mickael de Oliveira, que dão sete visões de Portugal.

A minissérie, composta por sete episódios, gira em tono da personagem principal, que em cada episódio é interpretada por atrizes diferentes, começando com Isabel Abreu, e nos seguintes por Sara Barbosa, Leonor Keil, Mafalda Lencastre, Olinda Favas, Íris Cayatte e Joana Manuel. O elenco conta também com Nuno Cardoso e Ana Moreira, que dirigiram dois episódios, bem como Catarina Lacerda, Rita Loureiro, Afonso Santos, entre outros.

Foto/Divulgação: ©Take It Easy Film

Segundo o canal público, as sete visões de Portugal são proferidas na voz profética de Cassandra, que revelam diferentes mas interligadas preocupações, sobre o futuro e as forças contraditórias que o moldam, com temas tão diversos como a política, a economia, os meios de comunicação, a tecnologia, a educação, a sexualidade, a religião, o trabalho e a revolução, acrescentando que é um projeto que, “de forma clássica, parte do texto, na sua riqueza e complexidade, mas o investe com a espontaneidade e a inquietação da ação, hipótese de construção de um país.”

No primeiro episódio, intitulado “Cassandra de Balaclava”, Cassandra despede-se da sua carreira de atriz e do seu país, fazendo uma viagem ao passado. Nesta despedida atravessa a memória de um passado de guerra, ditadura, censura, perda e morte. Relembra o seu pai, guerreiro que lutou por um país que já não é o seu. O passado de Cassandra confunde-se com o passado do país, entre o teatro e a política, a memória da justiça. E a única forma que Cassandra prevê de transformar a realidade é através da vingança da sua morte numa luta pela liberdade e por uma possibilidade de futuro.

Foto/Divulgação: ©Take It Easy Film

“Cassandra” foi produzida pela Take It Easy Film em coprodução com a Cimbalino Filmes, e financiada pela RTP. Depois da estreia, os restantes episódios são emitidos às terças-feira, sempre a partir das 23:00h. Assista ao vídeo promocional:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados