A RTP1 vai estrear na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, pelas 21:00h, a nova série de comédia portuguesa “Salto de Fé“, uma produção da SP Televisão, realizada por Jorge Queiroga, centrada nas aventuras e desventuras de um padre jovem e idealista, com música original de Toy.
Protagonizada por Diogo Valsassina, a série conta ainda no elenco com nomes bem conhecidos da ficção nacional, como Frederico Amaral, Luísa Cruz, António Machado, Margarida Bento, João Sá Nogueira, Jorge Mourato, João Didelet, Pedro Giestas, Teresa Faria, Heitor Lourenço ou Sofia Sá da Bandeira, entre outros.

A história segue o Padre Tiago (Valsassina) que, ferido com a incapacidade de dizer mentiras, é enviado para uma paróquia perdida no interior do país, onde todo o seu otimismo cristão e ingenuidade natural vão ser postos à prova por um “rebanho” de pecadores.
Recentemente ordenado padre, nada belisca a fé do jovem Tiago, que desde pequeno nunca quis outra coisa a não ser espalhar a palavra de Deus. E fá-lo de forma tão otimista que, à primeira vista, parece ser resultado de excessiva ingenuidade ou eventual burrice. Mas, na realidade, tudo se deve ao facto de ter sofrido uma lesão que o impede de mentir.

Um dia surge a oportunidade da diocese enviar o jovem padre para uma paróquia longínqua, com a ajuda da própria mãe, que se convence de que o contacto de Tiago com a realidade, aliado à sua incapacidade de mentir, o farão desistir da sua vocação, fez um acordo com o Vigário a fim de o colocarem na mais desafiante das paróquias. E é assim que Tiago vai parar à fictícia aldeia de Provação (Castelo Novo, no Fundão) para substituir o Padre Alberto, recentemente falecido .
“Salto de Fé” é composta por 13 episódios que serão emitidos na RTP1 de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 21.00h, e com transmissão na RTP Play.