No dia 11 de abril vai chegar às salas de cinema portuguesas o filme “SOS – Salvem a Nossa Escola” (La Cour des Miracles), uma comédia realizada por Carine May e Hakim Zouhani sobre uma escola 100% verde com professores 50% recicláveis e 100% desenrascados.
A história do filme leva o espetador ao coração da escola primária Jacques Prévert, nos arredores de Paris, no subúrbio de Seine-Saint-Denis, que se encontra ameaçada pela iminente conclusão da construção de um novo estabelecimento de ensino, eclético e ecologista.
Temendo perder o pouco de diversidade social que lhe resta e esperando atrair os novos moradores da cidade, a diretora Zahia junta-se a Marion, uma jovem e engenhosa professora, para criar a primeira “escola verde” dos subúrbios. Mas, para isso terão de juntar esforços com uma equipa de ensino, no mínimo bastante eclética e que não é exatamente o grupo mais ecologicamente correto do planeta!
Em “SOS – Salvem a Nossa Escola” a classe representada é a dos professores que, contra todas as probabilidades, assumem o lugar de protagonistas-heróis num retrato original de uma gentrificação crescente que não só condiciona a diversidade nas escolas públicas, como também promove um sistema de segregação educacional e de falta de confiança no sistema escolar.
Distribuído pela Zero em Comportamento, o filme aborda vários temas muito sérios com uma história que não passou despercebida no Festival de Cinema de Cannes e na Festa do Cinema Francês, em 2022. Assista ao trailer: