A Films4You agendou para a próxima quinta-feira, 21 de setembro, a estreia nos cinemas portugueses do filme “Ted K – O Unabomber“, um drama biográfico realizado por Tony Stone, que conta a intrigante história de Ted Kaczynski, um prodígio da matemática e ativista ecoanarquista que se tornou no terrorista mais procurado nos EUA.
O ator sul-africano Sharlto Copley interpreta Ted, que abandonou a sua vida académica para buscar um estilo de vida primitivo, refugiando-se numa pequena cabana situada nas profundezas das Montanhas Rochosas americanas, sem eletricidade ou água, como forma de fugir da sociedade moderna.
Mas à medida que o mundo exterior invadiu o seu santuário na montanha, ele lentamente radicalizou-se com raiva. O que começou com pequenos atos de sabotagem, culminou com ataques à bomba mortais, atenção dos media nacional e à maior caçada humana da história americana.
Entre 1978 e 1995, Ted matou pelo menos três pessoas e feriu outras 23, numa série de atentados contra pessoas envolvidas com tecnologia moderna. Ele prometeu desistir dos seus atos terroristas se o The New York Times ou o Washington Post publicasse o seu manifesto intitulado “Sociedade Industrial e Seu Futuro”.
E foi precisamente esse manifesto que levou à sua detenção em 1996, naquela que foi a mais cara na história do FBI. Após confessar os crimes, foi condenado a prisão perpétua, sem a possibilidade de liberdade condicional. Ted faleceu aos 81 anos no passado mês de junho, num estabelecimento prisional médico nos EUA.
Com uma intensidade sombria e uma intimidade enervante, o filme é um retrato arrepiante do terrorista mais notório e enigmático da América, que ficou conhecido como “O Unabomber. Assista ao trailer: