“The Worst Person in the World”: Noruega submete aos Óscares filme de Joachim Trier

The Worst Person in the World filme da Noruega aos Óscares

The Worst Person in the World“, o mais recente trabalho de Joachim Trier, foi o filme escolhido pela Noruega para representar o país na categoria de Melhor Filme Internacional da 94ª edição dos Óscares. A shortlist norueguesa também incluía os filmes “Betrayed”, de Eirik Svensson, e “Ninjababy”, de Yngvild Sve Flikke.

Kjersti Mo, do comité norueguês e também diretor do Norwegian Film Institute, descreveu o filme como “um tributo à arte cinematográfica na forma de uma comédia dramática que transmite profunda seriedade com leveza e elegância divertida”, acreditando ser “uma oportunidade única” de conseguir uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional.

A história gira em torno de Julie (Renate Reinsve), é uma animada jovem de 30 anos que tem tudo a seu favor. Mas também está a experimentar um desencanto crescente com um namoro sério de longa data com Aksel (Anders Danielsen Lie). Perdida, Julie vagueia sem rumo pela cidade numa bela noite de verão e silenciosamente invade uma festa de casamento em pleno andamento. Encontrando Eivind (Herbert Nordrum), começam a flertar de maneiras engraçadas e embriagadas. Mas os bons tempos começam a minguar e com o passar do tempo e das oportunidades, vem uma sensação de chances perdidas e erros, resultando numa potente melancolia.

Esta conturbada história de amor, que completa a “Trilogia de Oslo”, depois de “Reprise” (2006) e “Oslo, 31 de Agosto” (2011), foi exibida em estreia mundial no Festival de Cannes 2021, conquistando o coração do público e da crítica, e permitiu que Reinsve, levasse para casa a Palma de Ouro de Melhor Atriz.

Esta é a terceira vez que Trier vai tentar a sua primeira nomeação pela Noruega nesta categoria dos Óscares, país que nunca venceu a estatueta dourada, mas que já marcou presença entre os cinco finalistas, a última em 2012, com o filme “Kon-Tiki: A Viagem Impossível“, de Joachim Rønning e Espen Sandberg.

VEJA A LISTA DOS FILMES JÁ SUBMETIDOS AO ÓSCAR DE MELHOR FILME INTERNACIONAL

“The Worst Person in the World” já tem distribuição garantida nos cinemas nacionais pela mão da Alambique Filmes, mas ainda não tem uma data definida para a estreia. Assista ao trailer oficial.

Artigos relacionados