TVCine Edition estreia especial sobre o lado menos conhecido de Alfred Hitchcock

A partir do dia 30 de dezembro, o TVCine Edition vai transmitir nas noites de sábado até 20 de janeiro, sempre às 22:00h, um especial de programação sobre o lado menos conhecido de Alfred Hitchcock (1899-1980), um dos mais celebrados e influentes realizadores de sempre.

Hitchcock, que deixou uma vasta obra que se confunde com a própria história do Cinema, tornou-se parte integrante da cultura popular, com títulos tão incontornáveis como “Vertigo”, “Psycho”, “Notorious” ou “Os Pássaros”, entre muitos outros.

Mas, se muitos conhecem os filmes mais famosos de Hitchcock, poucos se apercebem de que a sua carreira como inovador cinematográfico remonta à era dos filmes mudos.

No “Especial Clássicos: Hitchcock Desconhecido“, o TVCine Edition convida o espetador a descobrir o lado menos conhecido do Mestre do Suspense, com as exibições de quatro dos seus filmes dos anos 1920-30: “A Mulher do Lavrador”, “Champagne” e “Pobre Pete!” – três títulos recuperados pelo projeto “Hitchcock Silent 9” do British Film Institute, o maior e mais complexo processo de restauro efetuado pela respeitada instituição – e, já com som, o thriller de comédia “Número Dezassete”

Assista ao vídeo promocional e conheça melhor os filmes que fazem parte deste especial:

Dia 30 de dezembro – “A Mulher do Lavrador” (1928)

Foto/Divulgação: © Canal+ Image UK.

O lavrador Sweetland é um velho viúvo e solitário. Decidido a casar-se de novo, pede a ajuda da sua governanta Minta para escolher uma esposa entre as solteiras locais. Mas o processo é problemático… “Não me lembro muito bem de A Mulher do Lavrador”, disse um dia Hitchcock a Truffaut, “mas sei que filmar essa peça estimulou o meu desejo de me exprimir em termos puramente cinematográficos.” Adaptação de uma peça de grande sucesso da altura, esta é uma rara comédia romântica de Hitchcock com Jameson Thomas, Lillian Hall-Davis, Maud Gill, Gordon Harker e Louie Pounds.

Dia 6 de janeiro – “Champagne” (1928)

Uma rapariga rica e mimada leva uma vida de luxo com os lucros do negócio de champanhe do pai e foge de casa com o amante. Para a trazer de volta à terra, ele diz-lhe que todo o dinheiro se perdeu e que ela tem de ir à procura da sua fortuna. “Uma comédia screwball com um toque de desespero, Champagne evoca uma boa dose de suspeita hitchcockiana, apesar das suas personagens frívolas”, refere o Harvard Film Archive, que afirma também ser aqui que surge o primeiro “freeze frame” do cinema. Betty Balfour, Gordon Harker, Jean Bradin e Ferdinand von Alten formam o elenco.

Dia 13 de janeiro – “Pobre Pete!” (1929)

Foto/Divulgação: © Rialto Pictures/BFI

Apesar das suas origens diferentes, o pescador Pete e o advogado Philip são amigos de longa data na Ilha de Man. Pete quer casar com Kate, a filha do senhorio da estalagem local, mas o pai de Kate acha que ele não é suficientemente bom. Pete deixa a ilha para procurar fortuna no estrangeiro e confia Kate a Philip, mas os dois começam a sentir-se atraídos um pelo outro. “A intratabilidade de um triângulo amoroso e a claustrofobia agonizante das falsas aparências são os verdadeiros temas do último filme mudo de Hitchcock”, afirma o Harvard Film Archive. Uma adaptação de um popular romance de Hall Caine com Anny Ondra, Carl Brisson, Malcolm Keen, Randle Ayrton e Clare Greet.

Dia 20 de janeiro – “Número Dezassete” (1932)

O detetive Gilbert procura um colar roubado por um grupo de ladrões. No início, o bando está numa casa em Londres e depois foge da polícia. Não será fácil para o detetive recuperar a joia. Adaptação de uma peça de estilo burlesco de Joseph Jefferson Farjeon, Número Dezassete é um thriller de comédia notável pela primeira aparição daquilo que se tornaria uma caraterística da obra de Hitchcock: um MacGuffin – neste caso, o colar roubado. Anne Grey, John Stuart, Ann Casson, Garry Marsh e Leon M. Lion são os protagonistas.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados