O canal Casa e Cozinha estreia esta segunda-feira, dia 4 de novembro, pelas 21:30h, a série documental “Aqui Há Mão“, uma produção 100% nacional conduzida pela apresentadora Fátima Lopes naquele que é o seu primeiro programa para Pay TV e numa altura em que celebra 30 anos de carreira.
Produzida pela ThinkingAround, a série dedicada a artistas e artesãos portugueses, explora a fusão entre o saber ancestral e abordagens artísticas inovadoras, destacando o papel vital que o artesanato tradicional desempenha na preservação da cultura e na criação de uma conexão profunda entre o passado, o presente e o futuro.
Esta temporada, composta por 10 episódios de 25 minutos, cruza inovação, tradição e paixão, no novo e no antigo artesanato, através de episódios envolventes e inspiradores que fundem artistas da nova geração com artesãos que preservam os métodos e técnicas tradicionais provenientes do património cultural português.
De Loulé a Vila Real, passando por Ermesinde, Lisboa, Caldas da Rainha e muitas outras localidades, Fátima Lopes, em cada episódio, guia o espetador em viagens de descoberta, partindo da revelação de jovens artistas e das suas peças únicas, como resultado de um equilíbrio entre tradição e experimentação. Segue-se a viagem às raízes do artesanato tradicional que inspirou as criações desses artistas.
No primeiro episódio “Ponto de Arraiolos”, Fátima Lopes conhece o trabalho da arquiteta e artista Susana Cereja, inspirada na herança dos tapetes de Arraiolos para criar peças contemporâneas, revisitando técnicas seculares e trazendo uma nova abordagem que cruza tradição e inovação. Numa viagem até Arraiolos, a apresentadora encontra as raízes de uma arte indissociável da identidade desta vila alentejana.
Os episódios de “Aqui Há Mão” são emitidos no canal Casa e Cozinha de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 21:30h.